Como escolher o sistema de aquecimento

Como escolher o seu sistema de aquecimento?

Ao falarmos de aquecimento central, devemos em primeiro lugar analisar os principais tipos de aquecimento central que existem no mercado.

# 3 grandes grupos

radiadores

aquecimento eléctrico

O Aquecimento Eléctrico, radiadores e toalheiros, beneficia de uma instalação simples e económica, tendo no entanto como principal desvantagem o elevado custo de exploração relacionados com o preço da energia eléctrica e os impostos que por ela pagamos.

. Instalação simples e económica

. elevados custos de exploração

piso radiante

aquecimento hidráulico

O Aquecimento Hidráulico quer em termos de piso radiante radiadores e toalheiros e ventilo-convectores, acarreta uma instalação mais complexa, mas ao ser associado a fontes de calor económicas (tipo bombas de calor, caldeiras a pellet’s ou caldeiras de condensação a gás natural) têm custos relativamente baixos e que amortizam a diferença de investimento num período reduzido. Este tipo de solução integra-se também com a necessidade de aquecer as águas sanitárias nas habitações, não havendo por isso duplicação de investimento.

. instalação mais complexa e dispendiosa

. custos de exploração relativamente reduzidos

. permite AQS

ar condicionado

aquecimento a ar

O Ar Condicionado, trata-se de uma solução relativamente económica com a vantagem de fazer facilmente frio e quente. Quando necessária a realização de águas quentes sanitárias, obriga à existência de um investimento de uma segunda fonte de calor.

. investimento relativamente reduzido

. ar frio e ar quente

. não permite AQS

NOTA

Em termos de conforto, temos o piso radiante como melhor referência na climatização, que tanto pode fazer aquecimento como arrefecimento, é a solução que permite uma melhor distribuição térmica e que cria um ambiente mais confortável e homogéneo.

O Ar Condicionado, bem como os radiadores, por se tratarem de focos de calor distribuídos, originam gradientes de calor conforme a distancia a que estamos dos mesmos.

O ar condicionado requer ainda maiores cuidados de manutenção relacionados com os filtros e níveis de ruído em funcionamento.