solar térmico

Sistemas solares térmicos

A energia solar térmica consiste na transformação da radiação solar em calor, através dos painéis solares térmicos.

Aquecimento de Águas Sanitárias

Os sistemas solares térmicos representam uma tecnologia comprovada, que permite uma redução dos consumos energéticos com o aquecimento das águas quentes sanitárias entre 70% a 80%; é de fácil interligação com os sistemas de águas quentes sanitárias existentes; tem cerca de 25 anos de vida útil; e uma instalação rápida.

Sistema Termosifão

    • mais económico;
    • fácil manutenção;
    • não ocupa espaço em casa;

Circulação Forçada

    • mais estético;
    • expansível no futuro;
    • integrável com piscina;

Combinados

Mais do que as águas quentes sanitárias, os sistemas solares térmicos podem aquecer a sua piscina no verão.
Tenha assim o sol a trabalhar para si todo o ano, obtendo excelentes rendimentos que vão baixar a sua factura energética (Gás Gasóleo ou Eletricidade).

Otimize a sua economia

Ao combinar o seu sistema solar com as novas caldeiras de condensação pode poupar até ( 30% de economia em relação a uma caldeira normal) ou com uma bomba de calor (70% de economia na relação energia calorífica produzida vs energia eléctrica consumida) reduzirá a sua factura energética até 85%.

Edifícios de Habitação

O sistema solar térmico pode e deve ser instalado em condomínios e edifícios com diversas fracções, reduzindo o consumo energético despendido com o aquecimento das águas sanitárias até 80%.
Existem alguns tipos de soluções, desde as mais centralizadas, onde tanto os colectores como o depósito e caldeira são comuns, até às mais descentralizadas, onde cada fracção tem o seu sistema individual.

Sistema Solares para Aquecimento de Piscinas

Os sistemas solares representam uma forma preferencial de aquecimento de piscinas ao ar livre e de piscinas cobertas. Pode reduzir significativamente, entre 60% a 80% os custos de aquecimento da piscina através da instalação destes sistemas solares.

Comparando com os meios tradicionais de aquecimento de piscinas (caldeiras a gás, gasóleo ou bomba de calor), este sistema apresenta baixos custos anuais.

O seu investimento tem um retorno na ordem dos 4 anos.

Tipos de sistemas solares para aquecimento de piscinas

Directo

onde a água da piscina circula diretamente nos coletores. Tradicionalmente para coletores de baixo custo e baixo rendimento.

Indireto

sistema mais utilizado, em que o calor recolhido em coletores de elevado rendimento é conduzido à piscina através de permutadores de calor.

Como é que um sistema solar aquece uma Piscina?

O processo de aquecimento de uma piscina por um sistema solar decorre nas seguintes fases:

- A água da piscina é bombeada até ao permutador de placas onde recebe energia do fluido solar, voltando à piscina.
- Dentro do circuito solar, circula um fluido térmico, que impulsionado por uma bomba circuladora solar, recebe energia nos coletores e liberta-a através de um permutador de placas na água da piscina.
- As águas destes dois circuitos não se misturam, sendo a permuta térmica efetuada através do permutador de placas.

Como dimensiono o sistema solar e quanto vou poupar?

O dimensionamento do sistema solar está em primeiro lugar relacionado com o tipo de piscina, que pode dividir-se em dois grandes grupos:

Piscina exterior

onde a água da piscina circula diretamente nos coletores. Tradicionalmente para coletores de baixo custo e baixo rendimento.

piscinas exteriores

Piscina coberta

sistema mais utilizado, em que o calor recolhido em coletores de elevado rendimento é conduzido à piscina através de permutadores de calor.

piscinas cobertas

Nas piscinas descobertas, o sistema solar permite expandir os meses de utilização, enquanto no Inverno a energia é aproveitada para o aquecimento das águas quentes sanitárias. Nas piscinas cobertas, o sistema solar permite uma poupança energética até 60% no seu aquecimento.

Como reduzir ainda mais os custos de aquecimento de piscinas interiores?

É certo que o sistemas solar reduz a necessidade de utilização de um meio complementar de aquecimento entre 60% a 80%, mas este deve ter como complemento uma caldeira para a restante fração.

Dado o elevado custo da energia, recomendamos a utilização de uma bomba de calor ou caldeira de biomassa. Estes equipamentos detêm menores custos de exploração existentes no mercado.

Mais dicas para poupar energia

De forma a maximizar a poupança de energia aconselha-se o uso de uma manta térmica sempre que a piscina não esteja a ser utilizada.

Instalação e Manutenção

A instalação correta de um sistema solar de aquecimento de piscina depende de muitos fatores. Esses fatores incluem recurso solar, clima, requisitos dos locais de construção, e questões de segurança.

Após a instalação, o seu sistema, regra geral, funciona sem problemas por 10-20 anos. Os sistemas solares térmicos requer pouca manutenção se o equilíbrio químico da piscina e sistema de filtragem forem verificados regularmente.